Pular para o conteúdo principal

Coronavírus em SW - Escrita Internacional?


O belo texto acima foi escrito pelo meu grande ídolo Mauricio Barreto.

Maurício Barreto é um dos principais escritores de língua de Sinais do meu tempo.
Maurício Barreto a cada dia surpreende todos nós com belas artes misturando recursos Intersemióticos com "SignWriting", deixando todos cada dia mais impressionados.
Maurício foi um dos primeiros surdos que vi escrever em Libras e foi talvez o principal estimulante que me fez querer começar a escrever e hoje me tornar um professor e escrito de Língua de Sinais.
Se algum dia, eu fizer alguma coisa de útil e importante para a "Escrita de Sinais", devemos dar créditos "Menção ao Rosa", à Maurício Barreto.

No texto acima Mauricio escreve uma mensagem de consolo a esta época de Quarentena devido ao risco de contaminação comunitária do COVID-19.

GLOSSA DO TEXTO(frase) DE MAURÍCIO BARRETO:

CORONAVÍRUS MEDO DESESPERAR NÃO,
VOCÊ, ACREDITAR JESUS AMEM,

POSSÍVEL TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS:

Não se atemorize com o Coronavírus, acredite em Jesus! Amem? 

---------------------------------------------------------------------------------


Vamos aproveitar o belíssimo texto de Maurício Barreto para fazer duas observações:

1. O significado de "virgula" na escrita de Sinais, representa função diferente do utilizado nas línguas orais.
2. Algumas palavras podem "internacionalizar" com a ajuda do registro linguístico, Escrita.


Em relação a Vírgula, nas línguas orais, como é em português, possui finalidade de  separar elementos de uma frase e/ou indicar pausa.
Nas línguas de Sinais, como é em Libras, representa pequena pausa no ritmo da sinalização.
Com a popularização e uso do sistema de Sutton(SignWriting) poderemos observar melhor como irá se comportar esse grafema. Principalmente em produções literárias dos nativos "Surdos".

Em relação a palavras que se tornar Internacionais, devido a escrita, me refiro ao sinal de "Coronavírus ou COVID-19" grafado por Maurício.

Enquanto o mundo todo, nas línguas orais estão utilizando as mesmas palavras "Coronavírus e COVID-19" para falar sobre o vírus da família que causam infecções respiratórias, nas línguas de sinais estão sinalizando de forma diferente ao se referir ao vírus.

No Brasil está sendo utilizando o sinal do vídeo abaixo:



Maurício Barreto, além de escritor de Libras também elabora um belo trabalho com poemas e monólogos, utilizando "Gestuno"(língua Internacional de Sinais).
Com isso, ele tem muito contato com sinalizações de surdos de todo o mundo.
Assim Maurício grafou o sinal de "Coronavírus" da forma que a maioria dos países usam o sinal.

Veja no vídeo abaixo no minuto 00:50 em diante, a execução  do sinal que ele escreveu:



 Interessante que Maurício raciocinou que este tipo de termo, é necessário ser padrão para facilitar o intercâmbio das informações.
As línguas orais já compreendem essa necessidade e no meio científico fazem uso da padronização.
 Enquanto isso, as línguas de sinais ainda caminham vagarosamente a este mesmo fim, com contribuições espaçosas;


Comentários

  1. Parabéns pelo blog e pelo belíssimo material postado. Você arrasa em tudo👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! Agora eu entendi tudo o que Carlos explicou tradução comparação entre minha escrita eu só tentar entender e sua tradução original então Amém!!! Hahaha Você é exemplar professor modelo referência comunidade surda por isso você foi meu estimulador escrita de Sinais, não irei desistir jamais SW porque minha Língua 1 me ajudou muito entender como fonologia da língua diferença entre libras e português bem interessante e também me ajudou muito ler portugues como L 2 livro uma tema eu li e reflexão descobrir contexto eu consigo primeiro passo foi grande!!!!! Obrigado professor!! Deus abençoe você sucesso!!! Sempre Jesus nos juntos sempre trabalhar com alegria nos transformar vencedor natural!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNWRITING - Por que escreve na Vertical?

Algumas pessoas me perguntam por qual razão a escrita de Sinais pelo Método Sutton ( Signwriting) usa uma apresentação(forma de escrita) em pilha. Isto é, escrevemos na vertical. Para defender essa proposta, argumentamos sempre que podemos observar o aspecto de simultaneidade característico das LS(Línguas de Sinais). Sabe-se que, pelo fato de as LS ser realizada por dois articuladores – dois braços e duas mãos – podem-se emitir dois sinais ao mesmo tempo. O correspondente deste feito em LO(Línguas Orais) seria pronunciar duas palavras ao mesmo tempo, o que é impossível pois somos dotados de apenas um aparelho fonador. Evidenciamos aí o fator da simultaneidade, como por exemplo, na realização do sinal de chorar com a mão esquerda e o de correr com a mão direita ao mesmo tempo. Esta simultaneidade é auto-evidente e inquestionável, e por essa razão a escrita linear não se tornam confortável aos olhos de quem tem uma LS como L1. Escrevendo de form...

Datilologia Libras SW

  Essa não é a única proposta da datilologia da Libras Escrita, existem outras. As Letras que geralmente dão mais polêmicas são M,N e Q.   Ainda não temos uma padronização, existem propostas, de todas que já vi essa foi a que mais gostei. Sou fã do Maurício Barreto antes mesmo de saber escrever em Libras. Se você quiser aprender todos os significados de todos os simbolos ( grafemas) da Escrita de sinais, faça o download do livro -  http://www.signwriting.org/archive/docs13/sw1278_BR_Como_escrever_em_Libras_Ricardo_Barros_05292020.pdf " Os que aprenderem hoje serão os professores de amanhã. "

SW DE NOME E DE SINAL ESCRITO EM LIBRAS

  Agora você já sabe como escrever: NOME MEU-NOME SEU-NOME? SINAL SEU-SINAL? MEU-SINAL Se você quiser entender as regras da escrita e o que significa cada um dos símbolos ( grafemas) baixe gratuitamente um livro completo que explica detalhadamente a Escrita de Sinais -  http://www.signwriting.org/archive/docs13/sw1278_BR_Como_escrever_em_Libras_Ricardo_Barros_05292020.pdf